Eu os recebo a todos com a mente e a alma abertas.

A qualquer dia, a qualquer hora, os que aqui passarem, colham uma flor deste jardim de pensamentos e sentimentos - que é nosso - e sintam que somos todos iguais.

O que nos pode diferenciar, são nossas almas e ações.
Portanto. caminhemos sempre em direção à LUZ por toda a vida. Façamos, se possível, amizades e tentemos ser solidários.

A Nação Brasileira necessita, entre muitos, de educação, saúde, trabalho e respeito aos Valores e Princípios que a dignificam.

Fundamental, outrossim, é o respeito às Leis Justas e a luta pacífica pelo Justiça Social verdadeira, não a que está sendo incutida nas mentes menos preparadas.

A final, amigos leitores, sintam-se livres para comentar sinceramente sobre o que lerem, para que possamos interagir.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque































































Outras Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Big Brother Brasil e a televisão brasileira








Reconhecer e traçar os limites às atividades humanas é fundamental para o bem viver a integração à sociedade para que esta seja , realmente, um ’todo harmônico’.                                                              No entanto, não há necessidade de ser-se 'gênio', mas ter-se visão precisa da realidade. 










AnteScriptum

Esclareço que minha intenção não é ofender os que apreciam os BBB's (que entra em sua 13ª fase), mas externar meu pensamento - fundamentada em fatos sabidos pela maioria - relativamente ao referido programa. A meu ver, programas assim, corroboraram a ignorância do povo que o assiste, bem como avilta a própria dignidade da nação. A televisão é veículo que, bem usado, poderia ajudar na expansão da educação e dar-lhe base.

Amigos leitores,
Estando para iniciar o inqualificável programa de TV - BBB 13, escrevi a crônica Apparício Torelly e o BBB (*). Logo após tê-lo feito, iniciei a escrever o que hoje posto.
Realmente não entendo como um programa destituído de qualquer resquício de positividade tenha tanta audiência. Ou melhor: se o IBOPE revela records, podemos extrair que o nível da inteligência e maturidade mental dos que o assistem raiam à imbecilidade...
Ressalto: a televisão não só PODERIA como DEVERIA ser meio  e coadjuvante dos melhores para a obtenção de conhecimento - e não de idiotização.

O Estado, por sua vez - entre outros - e respeitando a liberdade de imprensa, teria que cumprir as determinativas constitucionais todas e, no caso, as relativas à Educação. Com este objetivo, DEVERIA traçar limites para o que é razoável e o que avilta o ser humano... proteger os Valores que deveriam balizar os agires da Nação (leia-se‘povo')...

Sabe-se que a Educação busca atingir bens relevantes e estes, certamente não se encontram na maioria dos programas televisivos brasileiros, salvas as raríssimas exceções que conhecemos. Consoante o que se tem visto, o ente estatal tem (ao reverso do que deveria) estimulado esse tipo baixo de informação que revela, inclusive, desvios sérios de conduta. As programações várias consistem na subversão de tudo o que é correto, como a supremacia de sentimentos elevados. Mostra quase sempre comportamentos pequenos - mesquinhos mesmo, carentes de respeito e de dignidade, agires que desagregam a família, o desrespeito e o desamor por mestres, idosos e as chamadas minorias... Infelizmente transformou-se - em Espelho que reflete a sociedade e vice-versa.
Quanto ao BBB, é uma espécie de 'opium', do gênero que a Inglaterra fornecia aos chineses no século XIX para explorá-los e depois, dominá-los, conforme a História registra.
Lembro, por oportuno que o desrespeito frontal a Valores e Princípios foi o condutor do término de impérios e mesmo, civilizações. Indico, para os que estiverem interessados em aprofundar seus conhecimentos e comprovar o fundamento de minha preocupação, as leituras de "A Decadência do Ocidente" ( O. Spengler) e "Um estudo da História" de (A. Toynbee).

Transcrevo abaixo, por sua objetividade percuciente e concisa, comentário de André Azevedo, sobre a matéria referida no início deste:

"Entendo que a estupidez machuca muito e profundamente. Contudo, a televisão, arma concebida como aparato de guerra, destila o ópio necessário para que se consiga cada vez mais injetar doses cavalares de imbecilidade no povo.
É nítido que já houve mais cautela para invadir casas com promiscuidades e pobreza intelectual, mas na mesma medida que injeta o veneno em nossas veias, aumenta nossa tolerância, nossa cegueira... e serão muitos os "BBB", novelas, filminhos, séries e tudo o mais que possa aleijar a capacidade de querer livre, sem arquétipos, sem modismos.
Tempos de pouca luz..." (**)

Respondi-lhe:

"Quanto à 'doer', penso que dói mais em nós, e nos que 'têm olhos para ver' pois, no caso, há condição de captar o objetivo ínsito nesse programa e outros análogos. Este fato ‘dói forte, dói fundo e chega a arder no peito' . 
Nem se alegue 'teoria da conspiração' qualquer que seja. Trata-se de orquestrada desintegração moral de um povo com objetivos nada esconsos e que ficaram claros no famigerado PNDH III".

Fecho este artigo, desejando que pensem a respeito de seu conteúdo e indagando: 
"QUEM ganha objetiva e realmente com isso?

Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha                                                                            Rio de Janeiro, 06 de Janeiro de 2012




(*) http://mirnacavalcanti.wordpress.com/2013/01/06/bbb
(**) http://mirnacavalcanti.wordpress.com/2013/01/06/bbb/#comment-2380


NOTA: esta matéria encontra-se também publicada - até o momento em:


http://www.becodospoetas.com.br/profiles/blogs/big-brother-brasil-e-a-televis-o-brasileira?xg_source=msg_appr_blogpost



















Nenhum comentário: