Eu os recebo a todos com a mente e a alma abertas.

A qualquer dia, a qualquer hora, os que aqui passarem, colham uma flor deste jardim de pensamentos e sentimentos - que é nosso - e sintam que somos todos iguais.

O que nos pode diferenciar, são nossas almas e ações.
Portanto. caminhemos sempre em direção à LUZ por toda a vida. Façamos, se possível, amizades e tentemos ser solidários.

A Nação Brasileira necessita, entre muitos, de educação, saúde, trabalho e respeito aos Valores e Princípios que a dignificam.

Fundamental, outrossim, é o respeito às Leis Justas e a luta pacífica pelo Justiça Social verdadeira, não a que está sendo incutida nas mentes menos preparadas.

A final, amigos leitores, sintam-se livres para comentar sinceramente sobre o que lerem, para que possamos interagir.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque































































Outras Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Notícia do NYT sobre Brasil



 
 
 
 
 
 
                                                                           Dignity2
JAMAIS os professores  receberam salários condizentes à primacial missão que desempenham na construção da educação e do caráter de crianças e jovens para que se tornem cidadãos capazes e íntegros.


Noticiou o New York Times: “enquanto os vencimentos de milhares de servidores públicos ultrapassam o teto constitucional, muitos outros lutam para sobreviver.
Lembrei-me com tristeza dos professores, cuja missão é desconsiderada. Lembrei-me dos aposentados e pensionistas – principalmente os filiados ao RGPS, cujos vencimentos são tão ínfimos que  atingem níveis de quase mendicância… Fora as humilhações às quais são constrangidos pelos agires e não agires desses governos irresponsavelmente insensíveis.
Meu pensamento sempre foi este: só quando houver respeito para com os que constroem os pilares do país e da nação... Só quando os idosos forem tratados  com a consideração que merecem, o Brasil poderá realmente ser respeitado e reputado como sendo, na verdade, um grande país. Nem extensão territorial, nem todas as riquezas de seu solo, nem TUDO o mais poderá ter seu devido valor frente ao concerto das nações, enquanto a humanização não acontecer.



Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pìnto da Cunha                                                                                                 Rio de Janeiro, 16 de Fevereiro de 2013.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Ladrões foram ’confiáveis’!








Muitos ladrões há que vestem terno e gravata...
                                                                                                



























Leu:"Conta a lenda que o rei Carlos IX, da 

França,convocou dez batedores de carteira para ajudar 

na segurança da cidade" . Disse: "aqui não se os 

convoca’. O povo neles vota!" 







NOTA:Se na França  o esquena ’deu certo’, no Brasil seria quase impossível,  pois  há  ladrões em todas  as esferas todas da sociedade. Se todos fossem presos, o Estado não teria como mantê-los encarcerados, pois carece de prisões.


Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                                                                                                      Rio de Janeiro, 09 de Fevereiro de 2013

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Santa Maria e a Guerra do Vietnã



INTRODUÇÃO

Considero-me uma pessoa bem informada mas, pelo visto, muito menos do que imaginava. 
Tendo a mim como parâmetro, provavelmente - a não ser os que são médicos, também  desconhecem o narrado corajosamente  pelo médico intensivista Milton Pires.

É verdade que antes de mim, jornalistas ( Políbio Braga, Ricardo Setti), blogueiros (Orlando Tambosi, Rodrigo Constantino) já postaram este artigo – o qual somente hoje li. Posso, portanto, imaginar que muitos dos meus leitores também o desconheciam.

Grande parte do que faço, sob muitos aspectos, pode ser considerado como sendo de 'utilidade pública'. Sinto-me, pois, na obrigação de divulgar este artigo para que mais pessoas venham a ter conhecimento da real gravidade da situação.

Aliás, a SAÚDE no Brasil está um caos que só aumenta com o passar dos anos. Desnecessário discorrer sobre esta triste  situação- esta  do conhecimento da população em geral, vez que TODOS os dias a mídia transmite notícias de falta de atendimento devido, de leitos, de médicos, de remédios e de mortes desnecessárias

O  Estado deve ser instado pelo povo para  realmente respeitar a determinativa Constitucional  (art. 196): "A Saúde é Direito de todos e DEVER do Estado...


Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                                    Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2013



Santa Maria e a Guerra do Vietnã
Milton Pires

Em 1967 a Guerra do Vietnam envolvia um contingente cada vez maior de soldados americanos. A necessidade de atendimento aos feridos graves, entre eles as vítimas de queimadura e intoxicação, demandavam recursos materiais e humanos cada vez mais complexos. Os EUA construíram, na cidade litorânea de Da Nang, um hospital militar com o objetivo de atender suas tropas.


Nesta época não existia propriamente a especialidade hoje conhecida como Terapia Intensiva. Foi com espanto que os médicos militares começaram a atender um número cada vez maior de pacientes vítimas de intoxicação em função do chamado “agente laranja” e outras substâncias químicas utilizadas para desfolhamento de florestas e localização dos esconderijos inimigos. As pessoas apresentavam como quadro clínico uma síndrome que envolvia, entre outros sinais e sintomas, acúmulo de líquidos nos pulmões e diminuição da capacidade de oxigenação do sangue.
Essa nova doença ficou conhecida como “Pulmão de Da Nang” e hoje, nós intensivistas, a chamamos de SARA – Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto.

Termino aqui; como em toda situação de guerra, a primeira vítima de Santa Maria, assim como em Da Nang, foi a verdade – jamais esqueçam isto !


Fiz esta breve introdução para dizer que é isto que pode acontecer com os sobreviventes do incêndio de Santa Maria. Mais; gostaria que ficasse muito claro a todos que este tipo de “coisa” não pode ser atendido (numa situação que envolve um número de pacientes tão grandes) com segurança em nenhuma capital brasileira. Isto ocorre porque simplesmente não há unidades de terapia intensiva em número suficiente nem respiradores artificiais para atender tanta gente.
Em meio a tanto desespero não há um só político ou autoridade da saúde com honestidade suficiente para dizer aquilo que escrevi acima. Há pelo menos quatro décadas assistimos gerações e mais gerações de secretários e ministros da saúde insistindo na idéia de medicina comunitária e prevenção.
Pois bem, pergunto agora: o que nós, médicos intensivistas, devemos fazer com as pessoas que sobreviveram ao incêndio de Santa Maria? Encaminhá-las para postos de saúde? Não se constrói um hospital público em Porto Alegre desde 1970! Pelo contrário; vários foram à falência e fecharam!


Que o Brasil inteiro saiba que é MENTIRA a afirmação das autoridades de que Porto Alegre tem leitos de UTI suficientes para atender toda essa gente! A secretaria estadual da saúde pode, se necessário, comprar leitos na rede privada mas mesmo assim é muita sorte haver algum disponível. Com relação aos responsáveis por esta tragédia, deixo aqui a minha opinião – foi o poder público corrupto, negligente e incompetente, quem MATOU todos estes jovens!

É esse tipo de gente que quer entupir o  Brasil com médicos de Cuba e do Paraguai, que manda médicos para o Haiti e que insiste em saúde “comunitária”, que agora aparece na televisão chorando e abraçando os pais das pessoas que morreram.

Milton Pires
Médico Intensivista
Porto Alegre – RS.

"APELO" de José Luiz dos Santos


AnteScriptum

Hoje posto artigo de José Luiz dos Santos, por sua importância. É um 'alerta' para todos os que estão sofrendo por causa da irresponsabilidade tanto de algumas autoridades, quanto de pessoas que pensam apenas em bens materiais.
O país e a nação têm que acordar - e rápido - antes que outra tragédia como a de Santa Maria ocorra.
Muitos são os lares enlutados. 

TODOS temos o dever de exercer a cidadania- seja em nosso benefício, seja em defesa dos direitos de nossos semelhantes.

Mirna Cavalcanti de Albuquerque                                                                            Rio de Janeiro, 06 de Fevereiro de 2013





"APELO"

              Hoje os jardins do Senhor amanheceram mais floridos. São 236 espécies que chegaram sem avisar, lindas, exuberantes, de todos os matizes. Formosas, brilham como estrelas cintilantes. Viçosas espalham seu perfume e sua jovialidade por todo o reino celeste.  
           
   Mas, elas não queriam estar lá. Nunca imaginaram estar lá. Queriam estar na terra, junto com seus familiares, com seus amigos. Queriam trabalhar, amar, viver e serem felizes. Mas, infelizmente, se foram. Se foram por culpa de mentes gananciosas que só se preocupam em engordar suas contas bancárias. Se foram por culpa de pessoas não treinadas para enfrentamento de situações emergenciais. Se foram por culpa da negligência no cuidado com o bem maior que é a Vida. Se foram por culpa dum Estado ineficiente que não é capaz nem de exercer seu dever de fiscalização, principalmente em estruturas que abrigam pessoas. A passagem delas pelo planeta Terra foi miseravelmente ceifada por uma série de fatores estúpidos que não deveriam ter acontecido. 
           
   E agora? Todos cobramos providências. Mas cobrar de quem? Se o mau exemplo vem de cima? Nossos legisladores percebem verdadeiras fortunas anuais para “trabalharem” somente 3 (três) dias na semana. É uma verdadeira imoralidade! Cobrar de quem, se tem milhares de pessoas morando nas ruas e a Câmara de Deputados gasta R$ 280 milhões para reforma dos apartamentos dos seus ocupantes? Cobrar de quem, se tem gente morrendo nos corredores dos hospitais por falta de leitos, remédios e médicos e o governo gasta bilhões na reforma e construção de estádios de futebol para a Copa do Mundo? Até no Amazonas está sendo construído um!
            
 Enfim, poderia citar inúmeras situações de descalabro, de mau uso do dinheiro público, mas isso causa nojo aos cidadãos honestos que pagam seus impostos e dão “murro” a vida inteira, para sobreviverem dignamente. Mas, não o farei, para não aumentar o sentimento de revolta e a dor daqueles que perderam entes queridos no nefasto episódio que invadiu nossas vidas. Mesmo perdidos, devemos clamar por Justiça!
              Até quando vai ser preciso que vidas inocentes sejam sacrificadas para que as leis sejam cumpridas?
               Senhores políticos, solidariedade não é bater nas costas dos familiares e dizer “sinto muito”. Não sejam lobos em pele de cordeiro.  A verdadeira solidariedade é agir. O Brasil precisa ação. Ação séria, honesta, organizada e urgente! Urge que as leis sejam cumpridas.
              
  Autoridades, aquelas flores que desabrocharam no jardim celestial não queriam estar lá! Ajam, Parem com o jogo de empurra-empurra; botem a mão na consciência e assumam seus erros! Tomem providências. Evitem que novos acidentes possam acontecer. Lembrem-se: Parentes e amigos de autoridades, também vão a eventos onde há aglomeração de pessoas. Segurança não se flexibiliza. 
               
Neste momento de sofrimento, o conforto aos familiares é importante, mas, talvez seja mais importante a busca da Justiça, punindo os culpados e criando mecanismos preventivos para que novos casos não ocorram. Este é o meu apelo!
            
Meus respeitos aos familiares e vamos orar para que o Senhor mantenha em seu reino todos os que partiram e mande muita luz aos que ficaram, para que possam suportar a dor e os momentos de tristeza. 
                                                                      José Luiz dos Santos
                                                                      Bancário aposentado
                                                                      zehluizsantos@yahoo.com.br      

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

“CALAR-NOS?” SEMPRE é hora de GRITAR por JUSTIÇA!


twitter23



AnteScriptum


Atualmente, a internet e todas as redes sociais têm tido papel preponderante na defesa de direitos inalienáveis dos homens. Usemo-las sempre que necessário, pois os abusos têm crescido exponencialmente;  os que os cometem, imaginam-se fora do alcance da lei e de suas consequências quando as descumprem. É nosso dever, como cidadãos, denunciá-los SEMPRE que ocorrerem. Dizer simplesmente:"nada posso fazer" é atitude alienada, não só irresponsável, como retira de quem assim age,o direito de reclamar. Os que NADA fazem, deveriam manter-se calados. 


Tenho notado que alguns confundem FATALIDADE com TRAGÉDIA. Nada mais errado, pois uma é obra do ACASO.  A última, do DESCASO dos que descuram de suas obrigações.
Dia desses, em rede social, li declaração confusa e improcedente  sobre a tragédia ocorrida no sul do Brasil. Escrevera a pessoa: “Não posso condenar ninguém; tampouco 'rede social' é para buscar-se culpados. O diabo é que condena. Deus é misericordioso…”
Tal asserção, mesmo piedosa e digna de respeito, no entanto, mistura conceitos incomunicáveis e, pois, carece de fundamentos lógicos e legais.
Explico: o Direito , em linhas gerais, de forma simples –  mas não simplista - enfeixa normas de conduta social, com o objetivo de colocar  parâmetros para a convivência pacífica e respeitosa  da nação (entenda-se: POVO). Este sistema de determinativas regulamentares e comportamentais, aliado às suas respectivas sanções, tem como finalidade manter a paz, a segurança e o respeito 'entre' e 'para' os cidadãos. O desacato às mesmas não só pode, como deve levar seus violadores  à punição.                                                                                                         Outrossim, sabe-se que as leis emanam geralmente do Poder Legislativo e seu cumprimento deveria  ser garantido pelo Estado. É de lamentar-se que nem sempre o são, como temos vivenciado. Complementando esta pequena digressão, há ainda que considerarmos a pletora desnecessárias Medidas Provisórias com força de lei, editadas após a promulgação da Constituição Federal de 1988  pelos presidentes brasileiros. Em desacordo com o determinado pela Constituição em seu artigo 62, por interesses muitas das vezes partidários, na grande maioria dos casos, carecem elas dos pressupostos para sua ediçãourgência e relevância. Estas existem, mas são pessoais e políticas.
Isto posto, e voltando à afirmação – motivo deste artigo – por questão de personalidade e profissão, ao lê-la, respondi-lhe: “negligências inaceitáveis causaram as mortes prematuras. Triste é a realidade: falta nos corações sentimento de humanidade”. E mais escrevi posteriormente, pois a fé nutre minha alma e meus agires: “Deus é a suprema JUSTIÇA, o Juiz dos juízes…”
Outrossim, lembro, por oportuno: todos os movimentos históricos que deram origem a grandes mudanças para a sociedade humana, nasceram de fatos que a tocaram profundamente  (leia-se, entre outros anteriores a eles, SPENGLER, TOYNBEE, etc)…
Ressalte-se: atualmente conectam-se às redes sociais número crescente de pessoas cujas ações revelam que, com rapidez fantástica,em proporção geométrica, movimentos são iniciados diuturnamente em busca do que a maioria necessita e/ou. em defesa de um mundo cuja Natureza está sendo degradada pela ganância. Assim,são escritos artigos, abaixo-assinados online e o mais…
Portanto, ao contrário do que a respeitável figura escreveu, é este o momento, sim, de buscar-se os culpados, para que situações como a de Santa Maria não mais se repitam. E toda a mídia disso deveria cuidar – incluindo-se, por óbvio, as redes sociais. Atente-se: CONDENÁ-LOS, só os tribunais, cujos magistrados examinarão percucientemente as provas todas que vierem a ser acostadas aos autos.
TODAVIA,  se a sociedade civilmente organizada, se os cidadãos de bem, revelassem sua indignação sobre fatos que tais e usassem os meios de comunicação ao seu alcance, corroboraria a melhora do meio em que vivem. Há liberdade de imprensa. Não devemos tentar tolhê-la sob argumento qualquer que seja. Graças a ela, a comoção pública mundial tem sido tal que, não só no Brasil, mas em outros países, estabelecimentos de toda a sorte, que comportam grande número de pessoas estão sendo alvo de fiscalizações preventivas e muitos mesmo estão sendo e serão fechados até que possam oferecer segurança aos seus frequentadores.
                                                                                                             twitter67
Sim, amigos leitores! Quando nossos direitos – ou de nossos semelhantes, são  vilipendiados,  correm perigo - ou mesmo se encontram  ameaçados,  toda a hora é hora  e todo o lugar é lugar para que elevemos alto e forte nossas vozes em defesa desses direitos…
Inexiste direito maior do que o direito à vida.
Consoante  a mídia tem noticiado, a tragédia ocorrida no Sul do país poderia ter sido evitada. Membros da banda, proprietários e  seguranças da boate, Corpo de Bombeiros, profissionais (engenheiros, técnicos, etc) e mesmo o prefeito de Santa Maria serão investigados… por AÇÕES e OMISSÕES 
Sinto-me no dever de trazer a tragédia de Santa Maria para o plano pessoal de cada um de nós,pois muitos exemplos há  em nossas próprias vidas. É comum para muitas criaturas pensar: “nada irá acontecer”… “Deixa prá lá“… “Não tem importância o gás estar escapando: se fosse grave, já teria acontecido algo “… e por aí vão,  irresponsáveis, fazendo afirmações assemelhadas a estas que escrevo … 
Como temos por objetivo informar e alertar, peço aos leitores que pensem sobre o que abaixo se segue.
1 – Em que condições se encontram suas moradias?
2 – Em caso de edifícios, o Corpo de Bombeiros  verifica ANUALMENTE  se os extintores e  mangueiras estão carregados devidamente e funcionando (ou mesmo se a água chega até elas?)…  
3 – Há extintores de incêndio em cada andar? Em caso positivo, ‘quantos’ ?   Note-se que o número de extintores depende de quantas unidades habitacionais há por andar. A RECARGA dos mesmos é feita por companhia especializada?
4 - Há para raios instalados consoante as normas existentes? É feita  a renovação do AVCB?  Informo que, se não estiver, 'o seguro poderá recusar-se à indenização por danos causados por descarga elétrica se não houver esse sistemaPortanto, De pouco adiantarão os seguros privados das unidades, pois  o condomínio será gravemente danificado se carecer do sistema em tela."
4.1 - A maioria dos síndicos (70%) - imagina e erroneamente, que os para raios dos demais prédios também protegem os que lhes estão à volta - engano  este que pode ser fatal. Por via de consequência, desconhecem sua importância. Todavia, em caso de TRAGÉDIA ( não FATALIDADE )(*), serão eles os primeiros a sentar-se no banco dos réus, por sua negligência. 
Segundo especialistas, cerca de 30% dos condomínios cariocas que estão no padrão obrigatório (com mais de 30 metros de altura, ou seja, com cerca de oito andares, obrigados, pois, a ter o equipamento, não dispõem de para-raios)
5 - Há ‘brigada de incêndio‘?  Está a ’rota de fuga’ livre para, em caso de sinistro,  ser sua saída usada pelos moradores  ou  a chave de acesso ao local de fuga/resgate encontra-se  irregular e ilegalmente em local que desconhecem e/ou impossível de obtê-la – se necessário?
6 – COMO se encontram os elevadores: motores,  polias,   correntes,  fitas?…  Param  nivelados ao piso? Suas portas permanecem fechadas quando a cabine ainda não chegou – ou abrem-se sem que ela lá esteja? Há interfone funcionando dentro dos elevadores?
7 - Como está a tubulação de gás? As ligações foram feitas por profissionais devidamente especializados e  esses colocaram conectores adequados quando das emendas ou simplesmente soldaram  conexões Foi feito o teste de pressão? Há vazamentos? SE HÁ CHEIRO de GÁS, resta claro haver vazamento - não importa o que lhes digam...
Parece desnecessário,  mas, por sua importância, coloco fora dos itens de segurança, mas como um alerta para que a saúde seja mantida (sei de um condomínio, no qual há bem mais do que três anos tal não ocorre): ‘os reservatórios e  as caixas d’água de seus prédios são lavados, limpos e higienizados devidamente, consoante determina a legislação atinente – de  seis em seis meses‘ ?  

Retorno ao ponto nodal deste artigo para finalizá-lo e afirmar: a maioria dos prédios existentes – sejam comerciais ou de moradias, apresentam frontal insegurança e desrespeito à vida– e isto é, no mínimo ,inaceitável e imoral descaso de seus dirigentes. Negligência, imprudência, imperícia (às vezes até corrupção) estão presentes em seus agires. Os três primeiros delineiam de forma nítida a figura jurídica da CULPA e, REPITO: em caso de tragédia  (não 'fatalidade'), responderão civil e penalmente por suas ações ou omissões. 
Portanto, amigos leitores, que a morte de tantos jovens não tenha sido em vão e sirva de exemplo - triste exemplo - para que passemos a exigir direta e incisivamente respeito à nossa DIGNIDADE de cidadãos e RESPONSABILIDADE tanto das autoridades quanto dos síndicos, subsíndicos e tantos quantos sejam os membros dos Conselhos dos prédios nos quais trabalhamos e/ou  habitamos. Não os compõem apenas para apôr seus nomes em atas - ou documentos outros - mas para exercer suas funções devidamente.

(*)TRAGÉDIA, sim, pois, como escrevi no início deste: tragédia é o resulta do DESCASO dos que descuram de suas obrigações.



Mirna Cavalcanti de Albuquerque Pinto da Cunha                                                                                                                                                  Rio de Janeiro, 31 de Janeiro de 201

PS - Para os que estiverem interessados: este artigo será atualizado quantas vezes for necessário. Se houver leitores que quiserem colaborar, suas observações e informações serão muito bem vindas.